SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe issue1Pedagogical coordination, continued education and ethnic-racial diversity: a challengeThe responsible pedagogical team and the training role of pedagogical coordinators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

REGO, Miguel A. Santos  and  ALVAREZ, Jesús García. A inserção laboral de pedagogos no marco das políticas ativas de emprego. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.115-131. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49146.

As atuais políticas ativas de emprego constituem um dos pilares fundamentais do funcionamento do mercado de trabalho, contribuindo para a criação de empregos e facilitando a inserção dos desempregados, entre eles, os graduados universitários, um dos coletivos de atenção prioritária. Portanto nos propusemos a realizar uma revisão do impacto que as atuais políticas ativas de emprego têm em sua inserção laboral por meio de um estudo realizado na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) com o alunado próximo a se graduar na titulação de Pedagogia. Usamos uma metodologia basicamente descritiva por meio de um questionário sobre o tema da inserção laboral destes graduados (amostra de 169 sujeitos). Concluímos ao afirmar a necessidade de impulsionar essas políticas no cenário da educação superior, uma vez que elas têm demostrado serem as mais adequadas em termos de empregabilidade. Igualmente, defendemos a realização de avaliações de impacto, sobretudo, centradas nos resultados de tais políticas e possíveis vias de melhora.

Keywords : Políticas ativas de emprego; Educação superior; Graduados em pedagogia; Inserção laboral..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )