SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe número1A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafioA equipe pedagógica responsável e o papel formativo do coordenador pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

REGO, Miguel A. Santos  e  ALVAREZ, Jesús García. A inserção laboral de pedagogos no marco das políticas ativas de emprego. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.115-131. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49146.

As atuais políticas ativas de emprego constituem um dos pilares fundamentais do funcionamento do mercado de trabalho, contribuindo para a criação de empregos e facilitando a inserção dos desempregados, entre eles, os graduados universitários, um dos coletivos de atenção prioritária. Portanto nos propusemos a realizar uma revisão do impacto que as atuais políticas ativas de emprego têm em sua inserção laboral por meio de um estudo realizado na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) com o alunado próximo a se graduar na titulação de Pedagogia. Usamos uma metodologia basicamente descritiva por meio de um questionário sobre o tema da inserção laboral destes graduados (amostra de 169 sujeitos). Concluímos ao afirmar a necessidade de impulsionar essas políticas no cenário da educação superior, uma vez que elas têm demostrado serem as mais adequadas em termos de empregabilidade. Igualmente, defendemos a realização de avaliações de impacto, sobretudo, centradas nos resultados de tais políticas e possíveis vias de melhora.

Palavras-chave : Políticas ativas de emprego; Educação superior; Graduados em pedagogia; Inserção laboral..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )