SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe issue1The labour Insertion of the Pedagogues in the Framework of the Active Labour Market PoliciesContinuing education and the inconstancies of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SAVIO, Donatella. A equipe pedagógica responsável e o papel formativo do coordenador pedagógico. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.133-150. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49150.

Especialmente no que diz respeito aos serviços educativos para a infância, a capacidade de refletir sobre a prática de forma participativa é apresentada como uma característica peculiar de uma equipe pedagógica responsável. As dinâmicas que caracterizam uma equipe pedagógica responsável são aprofundadas com base nos conceitos de "grupo de trabalho racional" (Bion, 1961) e "identidade educativa do grupo" (Savio, 2011). São então delineadas as condições que favorecem o funcionamento pedagogicamente responsável de uma equipe educativa, recuperando a teoria dos níveis sistêmicos de Bronfenbrenner (1979) e colocando em primeiro plano, em cada nível do sistema (macro, meso, exo, micro), o papel do coordenador pedagógico. Essa explicação permitirá destacar o papel formativo do coordenador pedagógico, uma vez que, apoiando a dinâmica que atravessa uma equipe pedagógica responsável, sustenta também a construção do saber pedagógico, o crescimento da consciência sobre a identidade educativa e o fortalecimento da intencionalidade profissional, tanto no âmbito individual quanto em grupo.

Keywords : Capacidade reflexiva e participativa; Equipe pedagógica; Serviços educacionais para a infância; Coordenador pedagógico; Grupo de trabalho racional..

        · abstract in English | Italian     · text in Italian     · Italian ( pdf )