SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe número1La inserción laboral de los pedagogos en el marco de las políticas activas de empleoA educação permanente e as impermanências na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SAVIO, Donatella. A equipe pedagógica responsável e o papel formativo do coordenador pedagógico. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.133-150. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49150.

Especialmente no que diz respeito aos serviços educativos para a infância, a capacidade de refletir sobre a prática de forma participativa é apresentada como uma característica peculiar de uma equipe pedagógica responsável. As dinâmicas que caracterizam uma equipe pedagógica responsável são aprofundadas com base nos conceitos de "grupo de trabalho racional" (Bion, 1961) e "identidade educativa do grupo" (Savio, 2011). São então delineadas as condições que favorecem o funcionamento pedagogicamente responsável de uma equipe educativa, recuperando a teoria dos níveis sistêmicos de Bronfenbrenner (1979) e colocando em primeiro plano, em cada nível do sistema (macro, meso, exo, micro), o papel do coordenador pedagógico. Essa explicação permitirá destacar o papel formativo do coordenador pedagógico, uma vez que, apoiando a dinâmica que atravessa uma equipe pedagógica responsável, sustenta também a construção do saber pedagógico, o crescimento da consciência sobre a identidade educativa e o fortalecimento da intencionalidade profissional, tanto no âmbito individual quanto em grupo.

Palabras clave : Capacidade reflexiva e participativa; Equipe pedagógica; Serviços educacionais para a infância; Coordenador pedagógico; Grupo de trabalho racional..

        · resumen en Italiano | Inglés     · texto en Italiano     · Italiano ( pdf )