SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe número1A inserção laboral de pedagogos no marco das políticas ativas de empregoA educação permanente e as impermanências na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SAVIO, Donatella. A equipe pedagógica responsável e o papel formativo do coordenador pedagógico. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.133-150. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49150.

Especialmente no que diz respeito aos serviços educativos para a infância, a capacidade de refletir sobre a prática de forma participativa é apresentada como uma característica peculiar de uma equipe pedagógica responsável. As dinâmicas que caracterizam uma equipe pedagógica responsável são aprofundadas com base nos conceitos de "grupo de trabalho racional" (Bion, 1961) e "identidade educativa do grupo" (Savio, 2011). São então delineadas as condições que favorecem o funcionamento pedagogicamente responsável de uma equipe educativa, recuperando a teoria dos níveis sistêmicos de Bronfenbrenner (1979) e colocando em primeiro plano, em cada nível do sistema (macro, meso, exo, micro), o papel do coordenador pedagógico. Essa explicação permitirá destacar o papel formativo do coordenador pedagógico, uma vez que, apoiando a dinâmica que atravessa uma equipe pedagógica responsável, sustenta também a construção do saber pedagógico, o crescimento da consciência sobre a identidade educativa e o fortalecimento da intencionalidade profissional, tanto no âmbito individual quanto em grupo.

Palavras-chave : Capacidade reflexiva e participativa; Equipe pedagógica; Serviços educacionais para a infância; Coordenador pedagógico; Grupo de trabalho racional..

        · resumo em Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )