SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe issue1The responsible pedagogical team and the training role of pedagogical coordinatorsSelf-regulation of learning in a school context: an approach based on Project Biographical Workshops author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CAMOZZATO, Viviane Castro  and  COSTA, Marisa Vorraber. A educação permanente e as impermanências na educação. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.153-169. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49313.

Neste trabalho discutimos as conexões entre as transformações socioculturais advindas com a condição pós-moderna e a concepção de educação permanente. O corpus de análise é o livro Aprender a ser, de Faure et al. (1972), resultante de relatório da Comissão Internacional para o Desenvolvimento da Educação, presidida por Edgar Faure, e estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A partir da noção de “aprender a ser”, delineamos e problematizamos as condições históricas que tornaram possível a emergência da educação permanente e sua formulação como um imperativo contemporâneo. Nosso objetivo foi questionar a rede de poder-saber que tem tracejado, mantido e disseminado as políticas de educação permanente e suas relações com o “aprender a ser”. Procuramos mostrar que tais políticas estimulam os sujeitos a se remodelarem constantemente frente à diversificação constante de demandas não apenas socioculturais, mas também políticas e econômicas. Argumentamos que a educação permanente surge como uma resposta às impermanências da vida contemporânea, como uma forma de monitorar e administrar seus efeitos. Ressaltamos o jogo de permanências-impermanências que abre espaços de administração e, ao mesmo tempo, de invenção.

Keywords : Educação; Educação permanente; Política educativa; Biopolítica e educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )