SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe número1A equipe pedagógica responsável e o papel formativo do coordenador pedagógicoAutorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CAMOZZATO, Viviane Castro  y  COSTA, Marisa Vorraber. A educação permanente e as impermanências na educação. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.153-169. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49313.

Neste trabalho discutimos as conexões entre as transformações socioculturais advindas com a condição pós-moderna e a concepção de educação permanente. O corpus de análise é o livro Aprender a ser, de Faure et al. (1972), resultante de relatório da Comissão Internacional para o Desenvolvimento da Educação, presidida por Edgar Faure, e estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A partir da noção de “aprender a ser”, delineamos e problematizamos as condições históricas que tornaram possível a emergência da educação permanente e sua formulação como um imperativo contemporâneo. Nosso objetivo foi questionar a rede de poder-saber que tem tracejado, mantido e disseminado as políticas de educação permanente e suas relações com o “aprender a ser”. Procuramos mostrar que tais políticas estimulam os sujeitos a se remodelarem constantemente frente à diversificação constante de demandas não apenas socioculturais, mas também políticas e econômicas. Argumentamos que a educação permanente surge como uma resposta às impermanências da vida contemporânea, como uma forma de monitorar e administrar seus efeitos. Ressaltamos o jogo de permanências-impermanências que abre espaços de administração e, ao mesmo tempo, de invenção.

Palabras clave : Educação; Educação permanente; Política educativa; Biopolítica e educação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )