SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65“A Bandeira e a Cruz”: caminhos da trajetória intelectual da educadora Maria Junqueira SchmidtA qualidade “de dentro” na/da pesquisa qualitativa em Educação do Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MOGARRO, Maria João. Uma mulher no seu tempo: ciência, arte e educação num percurso de vida. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.65, pp.119-134. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53320.

Professora universitária de ciências e professora do ensino liceal, Seomara da Costa Primo (Lisboa, 1895 - Amadora, 1986) distinguiu-se como investigadora, autora (nomeadamente de manuais) e ilustradora. A sua ação incorporou também o associativismo docente, a participação na imprensa e missões de estudo no estrangeiro. Foi uma mulher do seu tempo, uma intelectual, que defendeu um papel ativo das mulheres na sociedade e lutou pela sua educação, afirmando-se num universo essencialmente masculino. O seu percurso vital demonstra que percorreu algumas das instituições de referência da época e dialogou em arenas significativas de debate, afirmando-se como uma personalidade ímpar que também circulou internacionalmente em missões científicas. A penumbra em que tem sido mantido o seu nome e a sua vida deve ser iluminada por uma recolocação na galeria das mulheres ilustres que representam um tempo e um modo de ocupar o espaço público e de afirmar a profissão docente.

Palavras-chave : Profissão docente; Universidade; Manuais; Seomara da Costa Primo; História das mulheres..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )