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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ALMEIDA, Wolney Gomes. A guia-interpretação no processo de inclusão do indivíduo com surdocegueira. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.65, pp.167-181. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49000.

Refletir sobre a pessoa com surdocegueira e, sobretudo, sobre o atendimento direcionado ao surdocego, no contexto socioeducacional, constitui-se numa necessidade acadêmica, seja sobre a produção de conhecimentos teóricos, seja sobre as intervenções práticas. Essa problemática configura os caminhos percorridos pela presente tese de doutorado, a fim de investigar a atuação do profissional guia-intérprete no atendimento às pessoas com surdocegueira na cidade de Salvador, capital da Bahia; identificando os procedimentos de intervenção utilizados pelos profissionais, a partir das práticas comunicativas com surdocegos e caracterizando os fatores e os aspectos que interferem em sua atuação profissional como mediadores para a socialização do surdocego. Este trabalho pauta suas reflexões a partir das contribuições teóricas sociointeracionistas apresentadas por Vygotsky, compreendendo-se que a relação do sujeito surdocego com o meio constitui fator essencial para o desenvolvimento dos indivíduos. A escolha metodológica define um caminho para o estudo de caso e, a partir dos instrumentos de investigação definidos pela entrevista e pela observação direta, permite a análise sobre a falta de informações e de conhecimentos específicos sobre a deficiência como um fator determinante para o surgimento de barreiras de ordem estrutural, programática, atitudinal, arquitetônica que atingem tanto a qualidade dos serviços prestados ao surdocego quanto a realidade social deste indivíduo, constituindo assim uma realidade excludente e de segregação.

Palavras-chave : Formação profissional; Inclusão socioeducacional; Guia-intérprete; Mediação; Surdocegueira..

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