SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física escolarAbordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DAVOGLIO, Tárcia Rita  y  SANTOS, Bettina Steren dos. Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.65, pp.201-218. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47470.

Este estudo teve por objetivo analisar evidências psicométricas de validade e confiabilidade da Escala de Motivação Docente (EMD), que visa explorar a motivação autodeterminada de professores. A EMD foi desenvolvida fundamentando-se nos pressupostos da Self-Determination Theory (SDT), que aborda a motivação autodeterminada como um processo intrínseco, sujeita a influências sociocontextuais a partir das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e pertencimento. Após a análise de conteúdo e da semântica dos itens e o teste piloto, a versão preliminar da EMD foi aplicada em 398 professores universitários brasileiros. Os resultados exploratórios levaram ao refinamento da EMD, ficando a versão final composta por 24 itens, pontuados em uma escala do tipo Likert, distribuídos em cinco dimensões: Performance, Desenvolvimento, Prática Docente, Formação Continuada e Inserção Institucional. A análise fatorial confirmatória evidenciou índices de ajustes adequados, confirmando o modelo estrutural proposto. Ainda que incipientes, esses resultados são consistentes para evidenciar a validade de construto da EMD, apontando perspectivas para a sua utilização em avaliação motivacional docente. Recomenda-se, contudo, a continuidade de estudos de validação que corroborem com os atuais achados e os ampliem.

Palabras clave : Motivação autodeterminada; Professores; Escala; Validação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )