SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validaçãoTrabalho docente e educação integrada nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FREITAS, Nadia Magalhães da Silva  y  MARQUES, Carlos Alberto. Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.65, pp.219-235. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49478.

Estamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo passivo principal materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. O campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, é parte de uma pesquisa mais ampla e foi conduzido buscando responder ao seguinte problema: em que termos se observa a inserção do tema (in)sustentabilidade em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, na abordagem de temas socioambientais, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciam os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de 70% dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se de um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que ela seja infundida e problematizada em todos os contextos societários, inclusive na educação.

Palabras clave : Educação em Ciências; CTS; Sustentabilidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )