SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhãInovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SILVA, Katharine Ninive Pinto  e  SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Trabalho docente e educação integrada nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.65, pp.237-247. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49328.

Apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre o processo de implementação do ensino médio integrado em escolas técnicas estaduais da rede de ensino de Pernambuco e as condições de trabalho docente, através de uma pesquisa de avaliação de políticas públicas. A pesquisa foi realizada através da análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, tendo como principais referências os estudos de Freitas, Nosella, Algebaile e outros. Buscamos responder ao seguinte problema: será que a perspectiva de ampliação da jornada escolar no ensino médio não significa também diminuição das condições efetivas de trabalho do professor em relação ao processo de ensino/aprendizagem na perspectiva de uma intensificação do trabalho docente? Concluímos que a ampliação da jornada escolar, no ensino médio das escolas estaduais de Pernambuco, vem acontecendo com a intensificação do trabalho docente, através da pressão por resultados e da perspectiva gerencial adotada. Nas experiências analisadas, a ênfase no reforço escolar, a intensificação do tempo de trabalho e do estudo em sala de aula e o sentimento de encarceramento de docentes e discentes significam um processo de precarização do trabalho docente e da própria escola.

Palavras-chave : Trabalho docente; Ensino médio; Educação integrada..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )