SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue65Teacher work and integrated education in state technical High School of PernambucoContributions on the field of Sociology of childhood: dialogues with Lourdes Gaitán Muñoz author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

QUINTANILHA, Luiz Fernando. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.65, pp.249-263. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50027.

A educação superior tem encontrado grandes desafios em função das velozes transformações da sociedade e, neste sentido, a aplicação de métodos pedagógicos inovadores que estimulem os alunos a criar e a desenvolver o espírito científico e reflexivo é constantemente requisitada. Entretanto, primeiramente, deve-se considerar a utilização de estratégias de aproximação com os estudantes, especialmente com os mais jovens, nascidos a partir de meados da década de 1990, que estão, atualmente, ingressando nas universidades. Para este grupo de estudantes, denominado de Geração Z, é essencial que os educadores renovem seus métodos de ensino para melhorar o processo de aprendizagem. Neste estudo, é avaliado se a utilização de tecnologias virtuais como Facebook e YouTube apresenta bons resultados no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de uma universidade de Salvador. O Facebook foi utilizado como principal canal de comunicação entre professor e alunos; o YouTube, como um canal para compartilhamento de videoaulas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Ambas as propostas foram sugeridas e não impostas aos estudantes. Ao final foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar a percepção discente. Verificou-se um alto grau de participação dos estudantes nas atividades propostas. Além disso, a percepção deles de que tais atividades foram eficazes para a construção do conhecimento foi o principal indicador positivo da análise, o que permitiu inferir que o uso dessas tecnologias é eficaz no processo de aprendizado dos estudantes, especialmente dos mais jovens.

Keywords : Facebook; YouTube; Educação; Geração Z..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )