SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe número2Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no territórioPolítica educacional, pobreza e educação: retrato do atendimento aos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

YANNOULAS, Silvia Cristina  y  GIROLAMI, Mónica. Equipes multiprofissionais-multidisciplinares no ambiente educacional - legislação comparada e regulação de políticas educacionais na Argentina e no Brasil. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.2, pp.89-111. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.51392.

As demandas ao serviço/trabalho social realizadas pelas instituições educacionais na Argentina e no Brasil estão associadas ao processo histórico de estabelecimento da obrigatoriedade escolar e à universalização do direito à educação. Essa obrigatoriedade foi legislada pela primeira vez na Argentina, através da Lei nº 1.420, em 1884, e no Brasil, através da Constituição Federal, em 1934, donde encontrou maiores dificuldades para ser institucionalizada, devido à histórica força descentralizadora deste país. Apesar disto e com base na revisão da literatura especializada, pode-se observar que nos dois países se registraram etapas mais ou menos claras na relação entre obrigatoriedade escolar, universalização da educação básica, situação de pobreza do alunado e institucionalização de serviço/trabalho social no sistema educacional: etapa higienista, desenvolvimentista, autoritária e democratizante/neoliberal.

Palabras clave : Direito à educação; Equipes multiprofissionais-multidisciplinares; Intersetorialidade; Legislação educacional; Processos de trabalho escolar-educacional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )