SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe issue2Multiprofessional-multidisciplinary teams in the educational environment - comparative legislation and regulation of educational policies in Argentina and BrazilPoverty and educational inequalities: an analysis based on the National Education Plans and the Multiannual Federal Plans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVEIRA, Adriana Dragone  and  SCHNEIDER, Gabriela. Política educacional, pobreza e educação: retrato do atendimento aos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no Paraná. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.2, pp.113-130. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.51391.

Este artigo apresenta uma leitura inicial sobre como estão distribuídos os estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no estado do Paraná a partir dos dados do Banco do Sistema Presença de 2014, cotejados com o Censo Escolar do mesmo ano. Para a construção de um mapeamento sobre as condições de oferta escolar, considerou-se as condições que têm sido asseguradas aos estudantes, tomando-se, em especial, informações quanto às condições de trabalho docente (contrato de trabalho e formação docente) e às condições de infraestrutura da escola (biblioteca, internet, banda larga, laboratório de informática e quadra de esporte). O objetivo é problematizar as condições de equidade na produção da política educacional, partindo-se do pressuposto de que o enfrentamento das desigualdades educacionais no Brasil implica reconhecimento de que a população pobre está na escola pública e de que o trabalho escolar tem implicações objetivas para a construção de uma experiência inclusiva e de qualidade para o percurso escolar desta população.

Keywords : Programa Bolsa Família; Direito à educação; Condições de qualidade; Política educacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )