SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Arts pedagogy as life’s norm-making: Technologies of the self and the production of musical genius in Portugal (end of the 19 th to the begging of the 20 th century)Living and studying in the urban slums of the global south: modulations of the biopolitics of urban life in management times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto  and  MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Saberes, normas e sujeitos: questões sobre a prática pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.37-56. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53866.

As práticas pedagógicas como práticas de governo definem modos de relação dos sujeitos consigo mesmos, com os outros e com o mundo. É na escola e no trabalho pedagógico - nas práticas formativas dos professores com os mais novos e na relação particular que se estabelece entre eles - que se definem preceitos fundamentais que orientam, ainda que esse não seja seu propósito. A proposta deste artigo é analisar as dimensões que configuram a prática pedagógica e que fazem dela uma matriz de experiência. Na prática, suas técnicas e fins são definidas pelas formas de saber, as matrizes normativas e os modos de ser sujeito determinadas e atualizadoras do pensamento e a racionalidade de um período histórico e um grupo social específicos. Trata-se de pensar que a prática pedagógica é muito mais que um fazer voluntário dos professores. É uma prática histórica determinada pelos regimes de veridição, os modos de subjetivação e as formas de normatização que configuram um importante campo de reflexão sobre as técnicas e os fins que orientam a educação. Talvez seja no estudo dele que podemos valorar em toda a sua complexidade a importância da Pedagogia.

Keywords : Experiência; Problematização; Regimes de Veridição; Regimes de Jurisdição; Professor..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )