SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)Vivir y estudiar en las villas del sur global: modulaciones gerenciales de las biopolíticas de la vida urbana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto  y  MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Saberes, normas e sujeitos: questões sobre a prática pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.37-56. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53866.

As práticas pedagógicas como práticas de governo definem modos de relação dos sujeitos consigo mesmos, com os outros e com o mundo. É na escola e no trabalho pedagógico - nas práticas formativas dos professores com os mais novos e na relação particular que se estabelece entre eles - que se definem preceitos fundamentais que orientam, ainda que esse não seja seu propósito. A proposta deste artigo é analisar as dimensões que configuram a prática pedagógica e que fazem dela uma matriz de experiência. Na prática, suas técnicas e fins são definidas pelas formas de saber, as matrizes normativas e os modos de ser sujeito determinadas e atualizadoras do pensamento e a racionalidade de um período histórico e um grupo social específicos. Trata-se de pensar que a prática pedagógica é muito mais que um fazer voluntário dos professores. É uma prática histórica determinada pelos regimes de veridição, os modos de subjetivação e as formas de normatização que configuram um importante campo de reflexão sobre as técnicas e os fins que orientam a educação. Talvez seja no estudo dele que podemos valorar em toda a sua complexidade a importância da Pedagogia.

Palabras clave : Experiência; Problematização; Regimes de Veridição; Regimes de Jurisdição; Professor..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )