SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)Viver e estudar nas favelas do Sul global: modulações gerenciais das biopolíticas da vida urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto  e  MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Saberes, normas e sujeitos: questões sobre a prática pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.37-56. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53866.

As práticas pedagógicas como práticas de governo definem modos de relação dos sujeitos consigo mesmos, com os outros e com o mundo. É na escola e no trabalho pedagógico - nas práticas formativas dos professores com os mais novos e na relação particular que se estabelece entre eles - que se definem preceitos fundamentais que orientam, ainda que esse não seja seu propósito. A proposta deste artigo é analisar as dimensões que configuram a prática pedagógica e que fazem dela uma matriz de experiência. Na prática, suas técnicas e fins são definidas pelas formas de saber, as matrizes normativas e os modos de ser sujeito determinadas e atualizadoras do pensamento e a racionalidade de um período histórico e um grupo social específicos. Trata-se de pensar que a prática pedagógica é muito mais que um fazer voluntário dos professores. É uma prática histórica determinada pelos regimes de veridição, os modos de subjetivação e as formas de normatização que configuram um importante campo de reflexão sobre as técnicas e os fins que orientam a educação. Talvez seja no estudo dele que podemos valorar em toda a sua complexidade a importância da Pedagogia.

Palavras-chave : Experiência; Problematização; Regimes de Veridição; Regimes de Jurisdição; Professor..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )