SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Saberes, normas y sujetos: cuestiones sobre la práctica pedagógicaBiopolítica e subjetividade: resistência? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GRINBERG, Silvia. Viver e estudar nas favelas do Sul global: modulações gerenciais das biopolíticas da vida urbana. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.57-76. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53863.

Este artigo tem como objetivo discutir e caracterizar, por meio dos resultados da pesquisa na intersecção escola-bairro na região metropolitana de Buenos Aires, os modos atuais de produção política da vida em sua interseção com a vida escolar. Propomos que o sistema operacional que define o urbano envolva um cenário biopolítico em si: a cidade como expressão e realização do desenvolvimento da regularização da vida. Foucault lida com esse problema em vários de seus textos e é uma questão que pode ser rastreada em suas primeiras obras até as últimas, mas que se desenvolve claramente quando ele aborda as noções de biopolítica e governamentalidade. Através do trabalho de pesquisa nas escolas localizadas nos espaços urbanos do sul global, comumente chamados favelas, vilas ou assentamentos se problematizam algumas das modulações da produção e conduta política da vida. A título de hipótese, destacamos que, nos atuais tempos gerenciais, o faça você mesmo se torna uma modulação chave do exercício do poder que esclarece a máxima de não governar demasiado, tampouco demasiado pouco.

Palabras clave : Escolarização; Biopolíticas; Vilas; Estratos e modulações..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )