SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Government and moral panic: body, gender and sexual diversity in dark timesComposing sign routes: dance in the initial training of teachers of Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SARAIVA, Karla Schuck. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.157-173. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53867.

O artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países - Estados Unidos, França e Brasil -, baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira.

Keywords : Educação Financeira; Biopolítica; Neoliberalismo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )