SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombriosCompondo percursos gestuais: a dança na formação inicial de professores de Educação Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SARAIVA, Karla Schuck. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.157-173. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53867.

O artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países - Estados Unidos, França e Brasil -, baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira.

Palabras clave : Educação Financeira; Biopolítica; Neoliberalismo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )