SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Indebted subjects and Financial EducationMemories of a clandestine education: Brazilian communists and political schools in the Soviet Union in the 1950s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes  and  EHRENBERG, Mônica Caldas. Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial de professores de Educação Física. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.177-192. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50458.

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior, vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando 173 alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo.

Keywords : Dança; Educação Física; Educação superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )