SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Os sujeitos endividados e a Educação FinanceiraMemórias de uma educação clandestina: comunistas brasileiros e escolas políticas na União Soviética na década de 1950 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes  e  EHRENBERG, Mônica Caldas. Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial de professores de Educação Física. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.177-192. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50458.

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior, vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando 173 alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo.

Palavras-chave : Dança; Educação Física; Educação superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )