SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Pesquisas na internet: uma análise das competências digitais de estudantes precoces e/ou com comportamento dotadoEducação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

COSTA, Renata Luiza da  y  SANTOS, Júlio César dos. A evasão em cursos técnicos a distância. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.241-256. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50700.

O presente artigo discute os resultados de pesquisa voltada para o estudo da evasão em cursos a distância com foco nos motivos ligados à instituição de ensino. Fundamentados em Heijmans, Fini e Lüscher, Lobo, Vygotsky e Luria, dentre outros referenciais, a pesquisa foi realizada com alunos de cursos técnicos subsequentes a distância de um Instituto Federal. Foram analisados documentos acadêmicos e aplicado questionário semiaberto e online para um grupo de 39 alunos evadidos. Os resultados mostraram que os motivos de evasão ligados à instituição (38%) são mais concentrados em questões metodológicas do curso a distância e em questões de comunicação interna e externa com a comunidade (divulgação e edital com lacunas). Em torno de 26% dos alunos citaram frustração com o funcionamento pedagógico do curso: o formato da aula online, o modo de atuação do professor, o apoio às atividades do aluno e a conjugação com momentos presenciais. A partir disso, pudemos inferir que as razões para evasão ligadas à metodologia de ensino e à aprendizagem a distância estão centradas numa sensação de frustração com a aprendizagem devido ao acompanhamento pedagógico insuficiente (carência de contato com o professor e o tutor não ser da área da disciplina), a qual desencadeia sentimentos de não pertencimento institucional e de desprezo pela aprendizagem do aluno, sendo que este último leva a um processo de gradativo desinteresse pelo curso culminando em evasão.

Palabras clave : Evasão; Educação profissional; Educação a Distância; Curso técnico a distância..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )