SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Dropout in distance technical coursesThe importance and role of criteria in the evaluation of writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GOMES, Raimunda Kelly Silva  and  NAKAYAMA, Luiza. Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.257-273. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50459.

O objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos(as) professores(as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da Educação Ambiental (EA) em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os(as) professores(as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os(as) professores(as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.

Keywords : Saberes; Educação Ambiental; Docentes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )