SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66A evasão em cursos técnicos a distânciaAvaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GOMES, Raimunda Kelly Silva  y  NAKAYAMA, Luiza. Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.257-273. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50459.

O objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos(as) professores(as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da Educação Ambiental (EA) em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os(as) professores(as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os(as) professores(as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.

Palabras clave : Saberes; Educação Ambiental; Docentes..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )