SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Environmental Education: knowledge required for the educational faculty praxis of an Amazon Amapaense schoolAn ambivalent reading about the adoption of a national curricular base: doing justice to the reflexivity of the philosophy of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SUASSUNA, Lívia. Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.275-293. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50676.

No presente texto, discutimos a avaliação da aprendizagem da escrita no contexto escolar, enfocando, especificamente, a questão dos critérios. A partir dos dados de uma pesquisa anterior sobre como os professores encaminham o processo de devolução dos textos aos alunos após a correção, fizemos uma análise crítica dos procedimentos avaliativos empregados por uma docente dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Olinda (PE). Os dados foram coletados mediante observação de aulas de língua portuguesa, com audiogravação e registros em diários de campo, e sua análise foi baseada num referencial teórico centrado no conceito de avaliação formativa. Em seguida à discussão do corpus, mostramos uma possibilidade de trabalho que articule os processos de ensino, avaliação e aprendizagem. O estudo nos levou a reafirmar a importância e o papel dos critérios, qualquer que seja a dimensão do ato de avaliar a aprendizagem que esteja sendo considerada.

Keywords : Avaliação da aprendizagem; Avaliação da escrita escolar; Critérios de avaliação; Produção de texto..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )