SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaenseUma leitura ambivalente sobre a adoção de uma base curricular nacional: para fazer justiça à reflexividade da filosofia da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SUASSUNA, Lívia. Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, n.66, pp.275-293. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50676.

No presente texto, discutimos a avaliação da aprendizagem da escrita no contexto escolar, enfocando, especificamente, a questão dos critérios. A partir dos dados de uma pesquisa anterior sobre como os professores encaminham o processo de devolução dos textos aos alunos após a correção, fizemos uma análise crítica dos procedimentos avaliativos empregados por uma docente dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Olinda (PE). Os dados foram coletados mediante observação de aulas de língua portuguesa, com audiogravação e registros em diários de campo, e sua análise foi baseada num referencial teórico centrado no conceito de avaliação formativa. Em seguida à discussão do corpus, mostramos uma possibilidade de trabalho que articule os processos de ensino, avaliação e aprendizagem. O estudo nos levou a reafirmar a importância e o papel dos critérios, qualquer que seja a dimensão do ato de avaliar a aprendizagem que esteja sendo considerada.

Palabras clave : Avaliação da aprendizagem; Avaliação da escrita escolar; Critérios de avaliação; Produção de texto..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )