SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue67Fabulating a town through artJaguar, deer, Maria: children's literature and performance in a research on cultural diversity in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LOBO, Andréa Maria Favilla. O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.55-70. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.56117.

O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do processo formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.

Keywords : Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )