SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67Fabular un pueblo a través del arteOnça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

LOBO, Andréa Maria Favilla. O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.55-70. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.56117.

O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do processo formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.

Palabras clave : Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )