SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aulaLiteratura e process drama: (re)criando possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.87-103. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.56082.

O artigo analisa questões que têm emergido de experimentações feitas no cruzamento da formação de professores e da arte da performance no contexto de um curso de Pedagogia. A linguagem performática é abordada em suas dimensões expressiva e formativa, ampliando os horizontes das reflexões sobre as culturas escolares, as relações pedagógicas e as intencionalidades do ato educativo. Para construir o debate, a narrativa é estruturada de forma a revelar as etapas de trabalho de três iniciativas performativas, analisando-as.

Palavras-chave : Arte da Performance; Ensino de Arte; Pedagogia; Formação de Professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )