SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógicaPedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

VIDOR, Heloise Baurich. Literatura e process drama: (re)criando possibilidades. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.105-120. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.56115.

Este artigo propõe a interface entre o campo da leitura e do teatro, com o objetivo de focalizar a presença da literatura em processos pedagógicos teatrais, especificamente sua abordagem no process drama. A discussão é proposta com base nas experiências realizadas na disciplina Metodologia do Ensino do Teatro II - Escola, no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, apontando possibilidades de transposição de textos literários para estruturas de drama. O trabalho com os textos é feito a partir da proposta denominada leitura e teatralidade (VIDOR, 2016). Como resultado do trabalho, apresentam-se as estruturas redigidas pelos estudantes no formato de “exercícios de criação”.

Palavras-chave : Leitura; Teatro; Texto; Pré-texto; Exercícios..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )