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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PEREIRA, Marcelo de Andrade  e  ICLE, Gilberto. Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.121-137. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.56085.

A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverberações discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito - dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica - na constituição de um comum - espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.

Palavras-chave : Pedagogia Performativa; Des-criação; Comum; Espaço; khôra..

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