SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e AgambenTempo integral: tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

GONCALVES, Jean Carlos  e  GONCALVES, Michelle Bocchi. Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.139-155. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.56081.

O texto pretende fazer uma reflexão sobre a pesquisa em Educação, a partir nas noções de corpo teatralizado/performático e escrita teatralizada/performática, dimensionando os conceitos de Teatralidade e Performance como dispositivos poético-discursivos para a compreensão de diferentes fenômenos que interessam à esfera educacional. A ancoragem teórica, que perpassa todo o texto, tem nos estudos do discurso e da linguagem sua centralidade investigativa, apontando, sem a pretensão de intersecção entre correntes teóricas, contribuições da Análise do Discurso de linha Francesa e da Análise Dialógica do Discurso, quando estas se deparam com o caráter prismático de objetos e problemáticas da pesquisa em Educação.

Palavras-chave : Teatralidade; Performance; Discurso; Pesquisa em Educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )