SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67“A sorte sorriu para mim”: sorte ou estratégia de evitamento da escola pública ‘comum’?A Linguagem e o Nascimento do Outro: contribuições para a formação do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FELICETTI, Vera Lucia. Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docência. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.215-232. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50589.

Ao professor em sala de aula se exigem e se atribuem responsabilidades para além da docência. A ele cabe frequentemente resolver problemas familiares e sociais que os alunos trazem para o contexto escolar, e a ele não é dada a valorização social e econômica que tem direito. Diante de tais pressupostos, este artigo apresenta um estudo com egressos bolsistas ProUni e não bolsistas dos cursos de licenciatura de uma Instituição de Ensino (IES) comunitária do Rio Grande do Sul e objetivou responder aos questionamentos: O que leva as pessoas a optarem pelos cursos de licenciatura ao ingressarem na universidade? O quanto estão satisfeitos ou insatisfeitos com a formação conquistada? O quanto estão satisfeitos ou insatisfeitos com o exercício da docência? O cunho metodológico usado foi o quantitativo e dos 60 egressos convidados a responderem ao questionário, houve 52 respondentes. As análises indicam que aspectos relacionados às características iniciais dos candidatos à docência, tais como afinidades, habilidades, perspectivas sociais, entre outros, têm associação com a escolha do curso e a satisfação com a graduação. Os dados também indicam que tanto os egressos que foram bolsistas ProUni como os que não foram bolsistas têm características e percepções semelhantes acerca do curso escolhido.

Palavras-chave : Cursos de licenciatura; Egressos; Escolha docente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )