SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docênciaPossibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ROSS, Paulo Ricardo. A Linguagem e o Nascimento do Outro: contribuições para a formação do professor. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.233-248. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.51214.

Este artigo visa explicitar como a linguagem constitui o ser humano, a percepção de si e do outro, contribuindo para a atribuição de significados educativos resultantes das experiências sociais. Estabelecer trocas sociais relaciona-se com a percepção positiva do sujeito e com a superação das crenças de incapacidade, relacionadas à deficiência física, sensorial e intelectual, disseminadas no estado de natureza. A posse da linguagem pode contribuir para formação da autonomia, da cidadania e da participação social da pessoa com deficiência, tornando-se o fundamento das tecnologias, para promover o rompimento de todas as outras barreiras sociais. Neste artigo, são analisadas as relações entre a Educação Dialógica e o processo de formação da alteridade, buscando contribuir para os fundamentos da pedagogia inclusiva e a conquista da autonomia dos sujeitos com ou sem deficiência. Toma-se como pressuposto que o outro não se constitui como um ato de vontade individual, mas como fruto da posse da linguagem e das construções dialógicas de que participa. Considerando a concepção de Bakhtin, os sujeitos constituem-se a partir das trocas sociais, valendo-se das mediações e dos signos adequados, que propiciam a percepção de si e do outro, a percepção das capacidades, a constituição da subjetividade e da singularidade.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Alteridade; Singularidade; Dialogicidade e Linguagem..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )