SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67“Combater a ignorância é defender a liberdade”: as relações entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o Liceu de Artes e Ofícios no Império índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SILVA, Henrique Salmazo da  e  GUTIERREZ, Beatriz Aparecida Ozello. A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.283-296. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.54049.

A Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos técnicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.

Palavras-chave : Idoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )