SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68Why is it so difficult to democratize public school management?Educational administration and the materialization of the right to education: advances and obstacles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DONOSO-DIAZ, Sebastián. A nova instituição subnacional da educação pública chilena e os desafios de gestão para o sistema escolar. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.29-48. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57480.

A crise institucional da educação pública chilena é analisada a partir da perspectiva de sua gênese mais imediata, a reforma educacional de 1981 e seu impacto nos principais indicadores de eficiência interna e externa da educação pública. O que a levaram a uma posição muito complexa, denunciada publicamente pelos movimentos estudantis e sociais dos anos 2006 e 2011. Isso implicou numa série de transformações e disjuntivas que hoje não são abordadas na nova lei, vigente desde o início de 2018. Apesar das mitigações que foram feitas na democracia, não se conseguiu evitar o colapso do sistema. A lei parece não responder às altas expectativas, representando uma situação que poderia levar, em alguns anos, a uma crise de maior magnitude do que a presente.

Keywords : Sistema escolar chileno; Educação pública; Nova institucionalidade local; Mudanças institucionais; Gestão da educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )