SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?Gestão educacional e materialização do direito à educação: avanços e entraves índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DONOSO-DIAZ, Sebastián. A nova instituição subnacional da educação pública chilena e os desafios de gestão para o sistema escolar. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.29-48. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57480.

A crise institucional da educação pública chilena é analisada a partir da perspectiva de sua gênese mais imediata, a reforma educacional de 1981 e seu impacto nos principais indicadores de eficiência interna e externa da educação pública. O que a levaram a uma posição muito complexa, denunciada publicamente pelos movimentos estudantis e sociais dos anos 2006 e 2011. Isso implicou numa série de transformações e disjuntivas que hoje não são abordadas na nova lei, vigente desde o início de 2018. Apesar das mitigações que foram feitas na democracia, não se conseguiu evitar o colapso do sistema. A lei parece não responder às altas expectativas, representando uma situação que poderia levar, em alguns anos, a uma crise de maior magnitude do que a presente.

Palabras clave : Sistema escolar chileno; Educação pública; Nova institucionalidade local; Mudanças institucionais; Gestão da educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )