SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68A nova instituição subnacional da educação pública chilena e os desafios de gestão para o sistema escolarAs leis de gestão democrática da Educação nos estados brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MACHADO, Cristiane  e  GANZELI, Pedro. Gestão educacional e materialização do direito à educação: avanços e entraves. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.49-63. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57215.

O artigo problematiza, a partir de informações do Censo Escolar da Educação Básica de 2016, se e como a gestão educacional tem materializado o direito à educação consagrado na Constituição Federal de 1988. Parte-se do princípio de que proclamar direitos é distinto de efetivá-los. O estudo compõe pesquisa que investiga perspectivas e nuances da garantia do direito à educação, com ênfase na educação básica. O texto recupera a trajetória da vicissitude do direito à educação nas constituições brasileiras e analisa dados recentes referentes ao atendimento escolar na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio no país. Conclui que, embora tenhamos avançado em alguns aspectos da efetivação do direito à educação, ainda temos um longo caminho a ser trilhado para o cumprimento integral do disposto na Carta Magna de 1988, especialmente em relação ao acesso à educação infantil e ao ensino médio e à permanência e sucesso escolar no ensino fundamental.

Palavras-chave : Gestão educacional; Direito à educação; Legislação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )