SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68The democratic education administration laws in Brazilian statesTheory and practice relay in democratic public school analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BOTLER, Alice Miriam Happ. Gestão escolar para uma escola mais justa. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.89-105. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57217.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que discute a justiça com incidência nas práticas de gestão e organização escolar, visando tornar visíveis as injustiças que a compõe. O estudo de casos em quatro escolas de ensino médio do Brasil e Portugal apoia-se na análise de conteúdo, focalizando concepções e práticas de sujeitos escolares sobre justiça, injustiça, violência, indisciplina. Dentre os resultados destaca-se que a democracia é percebida com referências à participação legal-formal, no Brasil, e à participação como condição para envolvimento de estudantes em vivencias pedagógicas, em Portugal. Conclui-se que as soluções propostas para a redução das injustiças escolares são relacionadas às concepções de democracia, seja formal, seja substantiva, o que reflete as culturas locais e nacionais e decorre de práticas organizacionais preventivas em Portugal, em contraponto a práticas paliativas no Brasil.

Keywords : Gestão escolar; Justiça; Brasil; Portugal; Democracia formal..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )