SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68As leis de gestão democrática da Educação nos estados brasileirosRevezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BOTLER, Alice Miriam Happ. Gestão escolar para uma escola mais justa. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.89-105. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57217.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que discute a justiça com incidência nas práticas de gestão e organização escolar, visando tornar visíveis as injustiças que a compõe. O estudo de casos em quatro escolas de ensino médio do Brasil e Portugal apoia-se na análise de conteúdo, focalizando concepções e práticas de sujeitos escolares sobre justiça, injustiça, violência, indisciplina. Dentre os resultados destaca-se que a democracia é percebida com referências à participação legal-formal, no Brasil, e à participação como condição para envolvimento de estudantes em vivencias pedagógicas, em Portugal. Conclui-se que as soluções propostas para a redução das injustiças escolares são relacionadas às concepções de democracia, seja formal, seja substantiva, o que reflete as culturas locais e nacionais e decorre de práticas organizacionais preventivas em Portugal, em contraponto a práticas paliativas no Brasil.

Palabras clave : Gestão escolar; Justiça; Brasil; Portugal; Democracia formal..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )