SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68School Administration for a fairer schoolDemocratic administration of public basic education: common dimensions and institutional arrangements shown in regulatory framework of municipal education systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ABDIAN, Graziela Zambão. Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.107-122. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57481.

Com o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.

Keywords : Escola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )