SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Gestão escolar para uma escola mais justaGestão democrática do ensino público na educação básica: dimensões comuns e arranjos institucionais sinalizados em bases normativas de sistemas municipais de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ABDIAN, Graziela Zambão. Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.107-122. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57481.

Com o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.

Palabras clave : Escola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )