SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Gestão escolar para uma escola mais justaGestão democrática do ensino público na educação básica: dimensões comuns e arranjos institucionais sinalizados em bases normativas de sistemas municipais de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ABDIAN, Graziela Zambão. Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.107-122. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57481.

Com o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.

Palavras-chave : Escola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )