SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68Democratic administration of public basic education: common dimensions and institutional arrangements shown in regulatory framework of municipal education systemsLarge scale evaluation in the Municipal Education System of Porto Alegre: similarities and differences between groups involved author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PEREIRA, Rodrigo da Silva  and  SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.137-160. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57219.

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora.

Keywords : Políticas educacionais; Gestão escolar; Distrito Federal..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )