SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito FederalRepresentações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GHISLENI, Ana Cristina  y  LUCE, Maria Beatriz. A avaliação em larga escala no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre: aproximações e diferenças entre grupos implicados. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.163-179. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.52183.

O artigo apresenta uma análise de aproximações e diferenças das percepções sobre a avaliação em larga escala encontradas no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre. O texto apoia-se nas premissas de avaliação como construção e de recontextualização, bem como nos conceitos de globalização, reforma política, regulação e qualidade. Em termos metodológicos, foi feita a opção por um estudo de casos múltiplos que opera a vinculação das premissas e dos conceitos trabalhados com os principais elementos trazidos pelas entrevistas realizadas. Ao final, evidencia-se a avaliação em larga escala em uma posição de protagonismo, garantido principalmente pelo órgão executivo central do Sistema - a qual se reflete nos posicionamentos dos demais grupos entrevistados - e a eleva à condição de política estruturante da gestão e da prática pedagógica em geral.

Palabras clave : Avaliação; Avaliação em larga escala; Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )