SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em FísicaEmoções nas representações sociais das mudanças climáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FREITAS, Nívia Magalhães da Silva  e  GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.199-216. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.54660.

A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos.

Palavras-chave : Práticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )