SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68Theatrical practices and science education: the newspaper theater in approach to the thematic of garbageReflecting on the teaching of Geography as something done by commentators of sacred texts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FLORES, Raul Calixto  and  AMIGON, Esperanza Terrón. Emoções nas representações sociais das mudanças climáticas. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.217-233. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.55684.

O artigo descreve uma pesquisa em educação ambiental que, entre seus objetivos, propôs-se a descrever os principais componentes das representações sociais das mudanças climáticas em uma amostra de alunos da Universidade Pedagógica Nacional do México. Essa pesquisa consistiu em uma investigação qualitativa, recuperando o discurso dos alunos, que por meio dos resultados foi possível identificar a presença das emoções nas representações sociais das mudanças climáticas. Essas não são reduzidas a reações ou respostas instintivas, são componentes complexos que incluem aspectos psicológicos e sociais, que são observados em expressões de valor. Entre as conclusões obtidas, enfatiza-se que as emoções constituem um componente relevante nas representações sociais e podem ser investigadas no campo da educação ambiental.

Keywords : Educação ambiental; Emoções; Representações sociais; Mudanças climáticas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )