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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
FLORES, Raul Calixto e AMIGON, Esperanza Terrón. Emoções nas representações sociais das mudanças climáticas. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.217-233. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.55684.
O artigo descreve uma pesquisa em educação ambiental que, entre seus objetivos, propôs-se a descrever os principais componentes das representações sociais das mudanças climáticas em uma amostra de alunos da Universidade Pedagógica Nacional do México. Essa pesquisa consistiu em uma investigação qualitativa, recuperando o discurso dos alunos, que por meio dos resultados foi possível identificar a presença das emoções nas representações sociais das mudanças climáticas. Essas não são reduzidas a reações ou respostas instintivas, são componentes complexos que incluem aspectos psicológicos e sociais, que são observados em expressões de valor. Entre as conclusões obtidas, enfatiza-se que as emoções constituem um componente relevante nas representações sociais e podem ser investigadas no campo da educação ambiental.
Palavras-chave : Educação ambiental; Emoções; Representações sociais; Mudanças climáticas..